A INFLUÊNCIA DO PONTO DE VENDA E DA VITRINE NOS RESULTADOS DO VAREJO

O SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado está chegando e logo logo a sua loja estará com as vitrines repleta de novidades. E para que tudo fique L-I-N-D-Í-S-S-I-M-O, tivemos um encontro com alguém que domina bem o assunto.

Iran Marcon é consultor de marketing para o varejo, docente do Senac Canoas, personal stylist e produtor de moda. Também é mestrando em Design, especialista em Gestão de Moda e graduado em Design de Moda. Como bagagem é o que não falta, discutimos sobre a influência do ponto de venda e da vitrine nas vendas do varejo.

O comportamento do consumidor mudou com a forte presença das mídias sociais e do e-commerce. Mais crítico e informado, esse cliente passa a perceber detalhes que sejam diferenciais e a experiência de compra é analisada como um todo no momento de escolher onde comprar. Comunicar os produtos e serviços disponíveis e destacar-se em relação aos concorrentes não é uma tarefa fácil, pois o público está cada vez mais seletivo em relação ao que deseja ver. Por esse motivo é imprescindível conhecer o estilo de vida do público que se deseja atingir e com o qual a marca quer se relacionar, com objetivo de criar uma imagem positiva e de engajamento junto aos clientes.

Iran ainda nos deixou algumas dicas valiosas:

- Um ambiente confortável, com acessibilidade, circulação e temperatura adequados são fundamentais.

- O aroma, o som ambiente e o projeto arquitetônico devem ser atualizados e condizentes com o tipo de produto que a loja comercializa.

- A vitrine deve ser clara, objetiva e com uma quantidade de produtos que seja proporcional ao espaço físico disponível.

- A decoração e ambientação são opcionais, mas criam ambiência e valorizam os produtos expostos.

- Limpeza, organização e precificação são itens fundamentais na vitrine e na loja como um todo;

- A exposição de produtos deve ser didática e demonstrar aspectos e detalhes que sejam importantes para aquela fatia de mercado que a loja atinge.

- A equipe de vendas deve ter conhecimentos técnicos sobre os produtos que a loja comercializa, mas também demonstrar uma relação pessoal que cative seus clientes. Simpatia e iniciativa são fundamentais.

E nós continuamos aqui, organizando tudo e na expectativa para receber você no SICC. Até lá!