Neste momento de novidades na economia, lojistas movimentam estandes de calçados em Gramado (RS)

​

Feira que realizada na serra gaúcha tem corredores lotados no primeiro dia. SICC vai até quarta-feira (22).  

 

Lojistas de vários estados brasileiros chegam em Gramado com objetivos bem definidos: conhecer os principais lançamentos da moda nacional em calçados e acessórios e encontrar boas oportunidades de negócios. Nos corredores do Serra Park, que sedia a partir desta segunda-feira (20) o SICC - Salão Internacional do Couro e do Calçado, eles encontraram em primeira mão os lançamentos das principais marcas nacionais e com expositores dispostos a fechar vendas e movimentar suas esteiras nas fábricas.

 

Consolidada como principal momento de encontro entre indústria e varejo no Brasil, a tradicional feira segue até a próxima quarta-feira (22). O lojista pernambucano Felipe Barreto Chagas Novais, com 15 lojas espalhadas por Pernambuco e pela Bahia, está na feira para ver novidades e levar produtos para seduzir os seus clientes. “O ano está muito difícil, o Dia das Mães mostrou uma pequena recuperação. Mas os meses de março e abril foram bem amargos”, diz ele.  Para tentar manter seu negócio saudável a empresa mexeu nas estruturas das lojas, mudando o conceito de lojas tradicionais com balconistas atendendo com exclusividade o cliente para lojas de autoatendimento, onde pode diminuir o número de funcionários e ter uma queda nos custos. Teresinha Rodrigues Gomes, de Vila Velha, no Espírito Santo, também acusa o aperto no cinto. “Estou aqui para encontrar novos fornecedores, levar produtos bonitos, mas com preços mais atrativos para as minhas clientes”, diz ela. Afirma que a sua fórmula foi aumentar o parcelamento no cartão de crédito. Também o lojista Leonardo da Cunha Antunes, de Minas Gerais, com 25 lojas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, está sentido problemas na economia. “Estou temendo voltar aos padrões da década de 80, quando passamos muita dificuldade. Eu trabalho só com o apelo do Conforto no calçado e isto me dá uma especialização e estou investindo neste foco”, diz o lojista. Conta que teve neste ano queda de 4% no faturamento e cerca de 15% na lucratividade.    

 

ATRAÇÕES

 

A Merkator Feiras e Eventos montou um palco especial e muito bem cuidado para auxiliar nas vendas do setor. A Estação Três, é um espaço com visibilidade privilegiada dentro da feira com a reunião de várias grifes. “O tem deste ano é Nova Iorque com toda modernidade desta cidade inspiradora”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos. A feira também proporciona informação é conhecimento para seus visitantes. Palestras e atualizações tecnológicas estão no Conectech com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do setor.

 

PROMOTORA - A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

 

Serviço:

SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado

Data: 22, 21 e 22 de maio de 2019

Local: Centro de Eventos do Serra Park, Gramado (RS)

Número de Expositores: 400

Número de Marcas: 1.800

Expectativa de visitantes: 18 mil nos três dias de feira